domingo, 8 de dezembro de 2013

Família, sociedade e o desenvolvimento emocional do ser humano



                 A questão do ambiente provedor é um tema fundamental na teoria do amadurecimento pessoal desenvolvida pelo psicanalista inglês Donald Woods Winnicott. Para o autor, a família deve proporcionar um ambiente seguro e confiável, com boas condições para o crescimento emocional, bem como proporcionar ao adolescente um espaço para a manifestação da esperança. Winnicott enfatiza na sua obra a importância do meio ambiente facilitador que permitirá o crescimento emocional saudável do ser humano.

Se a família está indisponível para ser usada, justifica-se a existência de unidades sociais para conter o processo de crescimento do adolescente, uma vez que as pessoas necessitam de um espaço na sociedade que garanta sua saúde e realização pessoal . Nesse processo a sociedade exerce um papel fundamental.

Winnicott ressalta a importância das condições ambientais para a constituição da identidade unitária, incluída aí a capacidade de relacionar-se com o mundo e com os objetos externos e de estabelecer relacionamentos interpessoais. As falhas ambientais podem comprometer a autonomia e desenvolvimento do indivíduo atingindo sua capacidade de inserir-se na cultura e no meio social.

O autor preocupa-se com o ambiente suficientemente bom e estável que permita à criança e ao adolescente o viver criativo e humano. Winnicott foca nos seus escritos, sobretudo, as relações inter-humanas.

A psicanálise winnicottiana e a Doutrina da Proteção Integral convergem no que se refere à análise das dinâmicas, humana, social e institucional. Para o autor, mediante os cuidados e um ambiente estável familiar, o ser humano pode conquistar, com saúde, seu amadurecimento emocional e o viver criativo. A Doutrina da Proteção Integral reconhece como direito absoluto das crianças e adolescentes, o acesso às políticas sociais básicas, a responsabilização da família e do Estado para garantir o desenvolvimento saudável do indivíduo.

O estado de desamparo psíquico vivenciado pelo bebê frente à angústia da perda da mãe pode ser similar àquele vivido pelas crianças e adolescentes que não tem assegurado seus direitos fundamentais e não são reconhecidos pela sociedade. Compreende-se que a falha no ambiente familiar, a perda vivenciada pela criança no estágio da dependência relativa e o não asseguramento da sua identidade como ser reconhecido socialmente, devido a falhas no asseguramento dos direitos fundamentais de acordo com a Doutrina da Proteção Integral, pode levar crianças e adolescentes às práticas delituosas.

Compreender o adolescente como sujeito de direitos vem ao encontro do que escreve Clare Winnicott ao destacar o enunciado de Winnicott acerca da importância do respeito aos direitos humanos na atenção integral ao jovem com tendência antissocial:

 
Hoje, como sempre, a questão prática é como manter um ambiente que seja suficientemente humano, e suficientemente forte, para conter os que prestam assistência aos destituídos e delinquentes que necessitam desesperadamente de cuidados e pertencimento, mas fazem o possível para destruí-los quando o encontram. (1983, p. XVI)

Referências Bibliográficas:

BRASIL. Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Brasília-DF, 1990.

BRASIL. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Brasília-DF: Conanda, 2006.

BRASIL. Lei Federal 12.59 de 18/01/2012. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE/Secretaria Especial dos Direitos Humanos – Brasília/ DF. CONANDA. 2012.

ROCCO, C. Contribuições da Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott para o Atendimento Socioeducativo ao Adolescente Privado de Liberdade. PUC/SP, 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – PUC-SP, 2010.

WINNICOTT, C. [1967]. Introdução. In: WINNICOTT, D. W. [1989]. Privação e delinqüência. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

WINNICOTT, D. W. Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
_____. Privação e Delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
_____. Natureza Humana. Trad. Davy Bogomoleletz. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

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