domingo, 20 de outubro de 2013

Sábado à tarde num Pronto Socorro


Hoje, terminando o domingo, compartilho a experiência de uma tarde interessante...

Bom, chega uma hora que não dá mais para adiar.

Tarde de sábado... um sol lindo ... Eu, já com dois casacos, decido que é o momento para ir ao Pronto Socorro. Chego lá... as mesmas burocracias.. Mas, para minha surpresa estava muito vazio, adorei.

Acho que foi por isso que tive a oportunidade de fazer o que mais gosto e que tem a ver com a profissão que escolhi: ouvi, acolhi, observei, cuidei.. E também fui muito bem cuidada e acolhida.

Fui encaminhada a uma sala para aguardar por três horas meu exame ficar pronto. Ao entrar, vi várias cadeiras em círculo e a
TV ligada no programa do Caldeirão. Sala vazia.

Com o canto dos olhos espiei a sala ao lado onde alguns estavam confortavelmente instalados em poltronas reclináveis.. mas, estavam
no soro. Por uma fração de segundos fiquei com uma invejinha. Mas a minha sala, como descobri depois, era muito mais animada. Estava lá sozinha quando entrou um rapaz dizendo que passou mal no Pet Shop ao levar o seu cachorrinho. Deixou o dog em casa e foi ao PS mas, sentia que agora estava piorando... era o frio do ar condicionado. Já entramos num papo de ar condicionado no carro. Ele não liga o dele de jeito nenhum...eu adoro... Ele tiritava.. pedi um cobertor e disseram que ali não davam cobertor. Acho que deve ser só para o pessoal da poltrona reclinável. Bem que ele podia estar na poltrona..

Ofereci um dos meus casacos mas ele gentilmente recusou e, animadamente, continuou tremendo e conversando. Entrou uma senhora de idade com o sorriso doce e o olhar meigo, exalando compreensão. Há muito tempo eu não via um olhar assim. Ela também gostava de conversar e falamos os três de fome, espera, hospitais, trabalho, cidades...

Entrou um casal de namorados, tão apaixonados e felizes que não dava pra saber quem era o doente. O resto da sala não existia. A
paixão faz com que as pessoas fiquem autocentradas, é linda...

A senhora saiu e depois voltou toda contente porque tomou um café e comeu bolo... Eu e o rapaz do frio estávamos e continuamos com
fome. Outras pessoas entraram e saíram rapidamente mas nós já não prestávamos mais atenção. Um grupinho se formara e estávamos bem
assim. O tempo passou rápido. A espera ficou muito mais fácil. Aos poucos cada um foi saindo, primeiro o rapaz do frio, depois a
senhora do olhar meigo, por último eu deixando a sala, sem poltrona reclinável, mas que fora tão acolhedora.

Saio de lá com a certeza de que as pessoas que estão ao nosso redor é que fazem a diferença entre vivenciar momentos
tensos e dolorosos ou amenizar os momentos difíceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário