domingo, 12 de agosto de 2012
Comentário de Cláudio Amaral
Recebi um comentário sobre Paulo Freire que compartilho, na íntegra, com vocês....
Obrigada Cláudio Amaral por, generosamente, dividir o seu saber..
"Ao analisarmos a história podemos observar que vivemos numa sociedade dividida em classes, na qual os privilégios de uns impedem que a maioria usufrua dos bens produzidos.
A educação pode ser um instrumento de dominação e controle, uma forma de perpetuação de um grupo dominante no poder, um mecanismo de escravidão da coletividade. Assim como todas as coisas, a educação pode ser usada para o bem ou para o mal. Pode ser uma educação que liberta ou uma educação que escraviza. O grande problema é saber quando estamos diante de uma ou diante de outra, pois o principal truque dos grupos dominantes, que usam a educação como instrumento de poder, é esconder nas instituições fundamentais da sociedade mecanismos de dominação, controle e perpetuação.
Segundo Paulo Freire, a educação deve procurar desenvolver a tomada de consciência e a atitude crítica, graças à qual o homem aprende a escolher e a decidir, libertando-o em lugar de submetê-lo, de domesticá-lo, de adaptá-lo, como ainda faz com muita freqüência a educação em vigor em um grande número de países e inclusive no Brasil.
O processo educativo é fundamental para libertação. Mas, é necessário que seja um conhecimento crítico, que crie condições para leitura do mundo de forma desveladora dos processos de dominação.
Sabemos que educar é um ato político. Devemos ter claro que tipo de sociedade se quer construir. Para isso precisamos ter uma educação voltada para libertação, com práticas educativas que fomentem o olhar crítico, o analisar e o recriar".
Cláudio Amaral
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário